A ELO STUDIOS surgiu em 2005, inicialmente conhecida como ELO Company, com o propósito de abrir caminhos para narrativas que provocam e conectam. De distribuidora a estúdio criativo, expandiu sua atuação para o desenvolvimento, produção e lançamento de histórias que atravessam fronteiras e exploram o novo com propósito. Com mais de 500 títulos lançados e presença em mais de 100 países, a empresa carrega em sua trajetória marcos como a indicação ao Oscar de Melhor Animação, o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio e destaque no Top 3 de bilheteria nacional. Em constante movimento, a ELO segue descobrindo vozes e formatos, com a certeza de que boas histórias ainda são o que movem o mundo e deixam legados.
A ELO Studios é uma força propulsora por trás de grandes lançamentos do cinema nacional. Filmes como Minha Irmã e Eu, com uma das três maiores bilheteiras de 2024, Medida Provisória, reconhecido internacionalmente e com forte impacto social, e O Menino e o Mundo, primeira animação brasileira indicada ao Oscar, mostram o alcance de uma curadoria que aposta em histórias transformadoras, capazes de atravessar fronteiras e conquistar públicos diversos muito além do cinema.
A ELO Studios desenvolve o Selo ELAS, desde 2018, uma iniciativa pioneira que impulsiona a presença feminina na direção de filmes por meio de uma incubadora que oferece consultorias artísticas e comerciais. Já são mais de 46 títulos incubados, com destaque para projetos conduzidos por mulheres de diferentes regiões do Brasil, muitas delas fora do eixo Rio-São Paulo, conectando novos olhares a profissionais do mercado e ampliando o impacto dessas histórias. Através dessa iniciativa, a ELO reafirma seu compromisso com narrativas guiadas por perspectivas femininas potentes.
Em 2019, a ELO que já participava de alguns projetos desde o início, ampliou sua atuação para produção original. A partir de então, desenvolveu, produziu e lançou reality show, programas, documentários, todos exibidos no Disney Plus Latam, Globoplay, History Channel e HBO Max.
Honrando seu histórico internacional e de prestígio, produziu o documentário Você Não É Um Soldado (You are not a Soldier), de Maria Carolina Telles, exibido pela HBO Max e selecionado para o pitching do Sunny Side of the Doc e pelos festivais internacionais DOXA Documentary Film Festival (Canadá), Doc Edge (Nova Zelândia), Hot Docs (Dinamarca), DocsMX (Espanha) e Docs Valência (Espanha). E ainda produziu a campanha de impacto Contar para Viver, dirigida por Cao Hamburguer em parceria com a UNESCO e Cappuccino Digital.
Desde 2022, com a mudança de nome para ELO Studios, o propósito passou a ser se adequar a todas as suas áreas de atuação, que, inclui curadoria, criação, produção e distribuição de conteúdos audiovisuais inovadores e impactantes, mantendo-se fiel à proposta inicial da ELO, que sempre foi a de valorizar a diversidade brasileira e apresentá-la para países de todos os continentes.
Veja nossa linha do tempo dos últimos anos!
O ano começou com o lançamento de Viva a Vida, a comédia foi reconhecida internacionalmente, conquistando o prêmio de Melhor Comédia no Toronto International Women Film Festival.
E nos próximos anos a ELO se preparou para levar aos cinemas produções aguardadas, como 5 Julias, de Mateus Sousa; (Des)Controle, uma dramédia desenvolvida por Rosane Svartman e Carol Minêm em parceria com a Migdal Filmes; Sexa, que marca a estreia de Glória Pires na direção; e #SalveRosa, de Susanna Lira,
Expandindo seu portfólio de branded entertainment, a ELO STUDIOS também investe em duas produções que ampliam o olhar sobre o protagonismo feminino: Mulheres no Comando, docureality sobre empreendedorismo feminino, e Fora de Campo, que abordará a atuação das mulheres nos bastidores do futebol brasileiro, dentro e fora de campo.
A ELO STUDIOS levou aos cinemas “Saudosa Maloca”, estrelado por Paulo Miklos, emocionou o público ao reviver a trajetória de Adoniran Barbosa, enquanto “Madame Durocher” trouxe para as telas a impressionante biografia da primeira parteira formada no Brasil so século XIX.
No universo da comédia, lançou “De Repente, Miss!”, estrelado por Fabiana Karla e Giulia Benite, em parceria com a Sony Pictures, “Caindo na Real”, protagonizado por Evelyn Castro, no papel de uma chapeira que vê sua vida mudar ao se tornar, inesperadamente, rainha do Brasil.
Entre os destaques autorais, “Avenida Beira-Mar” conquistou reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Guadalajara e também a produção foi vencedora do Selo ELAS Cabíria Telecine 2020 e reafirmando o compromisso da ELO STUDIOS com narrativas femininas e LGBTQIAP+.
A ELO STUDIOS deu início à produção de “Elas, Divinas”, documentário dirigido por Tuca Paoli e coproduzido com o canal Lifetime. Conduzida por Juliana Wallauer (Podcast Mamilos), a obra mergulha nos relatos de cinco mulheres de diferentes crenças, que compartilham vivências sobre fé, espiritualidade e maternidade a partir de contextos culturais diversos. A produção reforça o olhar sensível e plural da ELO STUDIOS para histórias que atravessam o feminino em suas múltiplas formas.
A ELO STUDIOS deu início à produção da série de animação “Lupi & Baduki”, criada por Reynaldo Marchesini, em coprodução com Flamma, Birdo e Warner Bros. Discovery, ampliando sua atuação no universo infantil com uma proposta lúdica e divertida.
No mesmo ano, começaram as filmagens de “Caindo na Real”, com direção de André Pellenz e coprodução do Telecine, e de “Avenida Beira-Mar”, longa de Maju de Paiva e Bernardo Florim, realizado em parceria com Viralata e Telecine, reforçando o compromisso da ELO com produções originais e diversidade de gêneros narrativos.
Elo Studios lançou o filme documentário Você Não É Um Soldado (You are not a Soldier), exibido pela HBO Max e selecionado para o pitching do Sunny Side of the Doc e pelos festivais internacionais DOXA (Canadá), Doc Edge (Nova Zelândia), Hot Docs (Dinamarca), DocsMX (Espanha) e Docs Valencia (Espanha).
Prestes a perder o pai, a diretora Maria Carolina Telles faz um retrato do premiado fotógrafo de guerra André Liohn. Um homem dividido entre seu trabalho nas zonas de combate e a tentativa incansável de ser um pai presente. Através das suas lentes, uma história de sobrevivência e luto, vida e morte.
Avenida Beira-Mar, longa-metragem, que neste ano ainda estava em desenvolvimento, foi selecionado para o workshop Produire Au Sud des 3 Continents Festival 2021, em Nantes, na França. E também foi vencedor do Prêmio Elas Cabíria Telecine.
O argumento de Freefty, de Adriana Calabró, foi contemplado com o Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine, recebendo investimento de R$ 200 mil para o desenvolvimento do roteiro.
O Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine foi lançado com o objetivo de incentivar projetos com roteiro e direção assinados por mulheres. Para sua concretização, o Selo Elas, da Elo Studios, fez parceria com o Telecine e com o Cabíria Festival Audiovisual, que desde 2015 fomenta a produção de roteiristas mulheres e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão.
Nessa primeira edição da premiação, o projeto Avenida Beira Mar, de Maju de Paiva, foi premiado com contratos de coprodução e distribuição com a Elo Studios e pré-licenciamento com o canal Telecine.
Desafio Impossível foi o primeiro lançamento da área de produções audiovisuais da Elo Studios, então Elo Company, desenvolvido e produzido em parceria com a National Geographic – o reality show está no catálogo do canal Disney Plus.
A série de TV Desafio Impossível apresenta a aventura de três jovens cientistas em um game pós-apocalíptico. Eles vão percorrer uma incrível jornada onde precisam descobrir como escapar de ambientes inóspitos e desvendar os enigmas de um host provocador. Para isso, eles vão criar open labs para fazer projetos engenhosos e surpreendentes, e serão desafiados a mostrar suas expertises em Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Pop Science.
+ 500
07
120
40
12
+ de 20